sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Professor Mauríco Cruz na UNIPAC - Itabira

Nessa quinta, dia 05 de outubro, Maurício Cruz, filósofo, professor no Seminário Nossa Senhora do Rosário,em Caratinga e com ampla experiência no esnino superior, estve em Itabira e proferiu uma palestra para os alunos do segundo período do Curso de Educação Física.

Na oportunidade o docente explanou o que pensa a respeito do que seria uma filosofia da educaçao física. O fez baseado na ampla experiência de lecionar por vinte e um anos no Curso de Educação Física do Centro Universitário do Leste de Minas - UNILESTEMG. Filosofar sobre a Educação Física obedeceria ao esquema de pensar suas bases, dentre elas encontram-se o ser humano, dotado de um corpo que movimenta, entendido para além do plano biológico, isto é, dotado de um corpo cultural. há também a dimensão da ética, ressaltada pelo docente, sobretudo nas questões que se referem à conduta do profissional de Educação Física e o posicionamento em escolher não utilizar, ou mesmo incentivar, de expedientes ilícitos como uso de substâncias proibidas para obtenção de resultados em curto espaço de tempo. Outro ponto abordado pelo docente diz respeito à questão dos valores, dentre eles encontra-se o valor à vida, muitas vezes deixado de lado em nome de um suposto espírito olímpico ou esportivo.

Ao final de sua explanação, o professor Maurício relatou aos alunos presentes um pouco de sua experiência com a extensão universtária acontecida no Vale do Aço. Segundo ele, durante a execução de um projeto de iniciação científica, cujo princìpal objetivo era o de fazer um levantamento das atividades esportivas praticadas por crianças e adolescentes de bairros periféricos de Ipatinga. Mediante os resultados apresetados, esse projeto desdobrou-se em várias outras atividades nas quais alunos e professores de Educação Física se envolveram por meio de extensão universitária.

A presença do professor Maurício foi de grande valia e pode proporcionar aos alunos da UNIPAC um importante momento de reflexão e aprofundamento de conhecimentos referentes à Educação Física a partir da abordagem filosófica.

6 comentários:

  1. A educação física no Brasil , por muitos anos foi vista como um curso prático em que os alunos não eram bem conceituados dentro dos centros universitários. porém apartir dos anos 80 houve a necessidade de agregar o prático ao teórico para obter êxito sobre as mudanças que ocorreriam dentro do processo da diciplina. Contudo isso a valorização da saúde do corpo, eo melhor monitoramento dos profissionais que passaram a costruir o conhecimento do movimento, associado com a teoria que teve um papel importante na comunicação da eucação física no geral, vem a ser um dos fatores principais no contexto da evolução da disciplina no país.

    No entanto, a educação física tem o corpo humano como pivor, visto que à saúde e a preservação da vida, são componentes fundamentais dentro da diciplina.
    Logo, que o corpo e o ser humano possuem suas limitações , a relação entre os indivíduos em qualquer meio esportivo, traz grandes parcelas de contribuições para um melhor entrosamento entre esses 2 elementos que fazem parte da essência da educação física.

    Outro fator importante dentro da educação física , são as regras disciplinares ,essas regras impõem os limites do corpo e do ser humano, além de trazer o respeito pelo esporte, pelos companheiros, e acima de tudo do corpo humano que nunca deve ser usado como uma máquina.

    Portanto, o corpo humano possui suas limitações e por isso, deve ser tratado com respeito pelos profissionais, para que não ocorram traumas na saúde dos indivíduos praticantes de atividades físicas ou esportivas.

    ALUNOS: DOUGLAS VIEIRA, SERGIO LUIZ, LUCINEY FELIX, MARLOM MARTINS.

    ResponderExcluir
  2. A Filosofia na Educação Física aborda o alem do corpo físico, aborda os valores que podemos observar por traz dos esportes, a ética esportiva, indo bem mais a fundo sobre a reflexão do comportamento humano.
    Como exemplo, podemos citar os atletas de elite, que muitas vezes se esquecem da própria saúde, para obter resultados em determinadas competições. Um lutador é um bom exemplo desse tipo de atleta, pois, muitos lutadores têm que manter dietas rigorosas pra não subir de categoria de peso, e mantém também treinamentos intensos de lutas e treinos que visam superar a cada dia o seu limite, o que muitas vezes pode levar a lesões, inchaços e outros traumas físicos.
    Sobre a ética esportiva, muito se vê falar no futebol, a respeito dos times que em troca de dinheiro perdem, ou se esforçam mais pra vencer determinado jogo, em favorecimento do time que os pagou, gerando uma enorme discussão em toda a mídia sobre se a famosa mala preta é valida ou não. No tribunal desportivo essa pratica é passível de punição, pois é tida como conduta que visa a influenciar o resultado da partida, e configura “vantagem indevida”.
    O uso de doping tambem é comumente visto em competições esportivas, não só de alto nível, mais também em competições regionais, o uso se dá muitas vezes pela pressão que o atleta sofre, e pela vontade de vencer a qualquer custo, sem considerar os riscos que isso pode levar a sua saúde, pensando somente na medalha de ouro e na fama e dinheiro que ela possa vir a trazer.
    Porem, nós como profissionais temos que orientar e alertar os nossos alunos e atletas quanto a periculosidade dessas praticas, e visar sempre primeiramente a saúde e depois os resultados.

    Gabriel de Assis

    ResponderExcluir
  3. A educação física ainda não encontrou,nos nossos dias,o se ponto culminante.Atualmente,com o apoio do governo e a compreenção das entidades previstas,das virão em que o homem,compreendendo realmenteo seu dualismo de corpo e alma,procurará dar esta,na vida terrena,uma casa ideal para morar;dias virão em que a compreenção da educação progressiva integral,concluirá pela prática das atividades físicas,de maneire intencional,na busca do ´mens sana in corpore sano...´E a educação física,atravésdas suas multiplas formas:jogos,desporto,danças e outras será realmente aceita como elemento intencional de educação,capaz de tornar o homem mai útil para si e era a sociedade.A educação deve estabelecer princípios pora esse novo caminho,estímulos em abndância para que juntos possámos construir um mundo melhor;so assim conseguiremos a aproximação entre os povos,realizando praticamente,do prório Verbo Divino´Amai-vos uns aos outros...´

    ALUNO: WESLEY BRUNO ALEXANDRE

    ResponderExcluir
  4. A educação física ainda não encontrou, nos nossos dias o seu ponto culmininte. Atualmente,com o apoio do governo e a compreenção das entidades previstas, dias virão em que o homem, compreendendo realmente o seu dualismo de corpo e alma, procurará dar a esta,na vida terrena,uma casa ideal para morar; dias virão em que a compreensão da educação progressiva integral,concluirá pela prática das atividades físicas, de maneira intencional, na busca do "mens sana in corpore sano..." E a educação física, através de suas múltiplas formulas:jogos,desporto,dança e outras,será realmente aceita como elemento intencional da educaçâo, capaz de tornar o homem mais útil para sim e para a sociedade.
    A educaçâo deve estabelecer princípios para esse novo caminho, estímulos em abunância para que juntos possámos construir um mundo melhor; so assim conseguiremos a aproximaçâo entre os povos, realizando praticamente, do próprio verbo divino "Amai-vos uns aos outros..."

    Aluno: WESLEY BRUNO ALEZANDRE

    ResponderExcluir
  5. No dia 5 de outubro de 2009 o nosso querido professor de filosofia Wilian Ramos Marcos nos deu um importante presente, trouxe ate nos o conceituado professor de filosofia da UNILESTE Mauricio Cruz.
    Ele iniciou sua palestra falando de sua formação, do inicio de sua carreira como professor, como foi seu primeiro contato com o curso de ed. física e como foi a fusão dessa disciplina com a filosofia. Atravez de leituras de livros,artigos da área ocorreu a descoberta dos elementos básicos para a Educação Física;corpo,mente e espirito.
    Esses três elementos são comuns entre a Filosofia e a Ed. Física.Pontos importantes como a identidade da Ed. Física,a essência,o valor e ética do professor também foi ressaltado.
    Mauricio ressaltou a idéia que tem sobre a Filosofia da Ed. Física ,baseado em suas experiências como docente no curso de E. Física na UNILESTE.
    Um dos pontos importantes da palestra foi sobre a ética, principalmente sobre a conduta do profissional de Ed. Física em apoio ou não ao uso de artifícios ilícitos para atingir objetivos ou resultados em pouco tempo.
    O valor a vida foi um dos outros assuntos abordados na conversa,valor esse que pode ser esquecido muitas vezes para que de lugar a um suposto espírito olímpico.Falou também de um projeto científico que realizou no vale do aço onde o objetivo era meramente fazer um levantamento de atividades esportivas praticadas por crianças e adolescentes da cidade de Ipatinga. Com os resultados o projeto fundiu-se em outras atividades onde docentes e discentes uniram-se atravez da extensão universitária
    A palestra foi importantíssima pra todos nós alunos,pois ampliou nosso conhecimento e nos proporcionou importante reflexão referente a nossa futura profissão a partir da Filosofia.


    Alunos: Alexandre Correia,Carla Batista,Leila Neves,Pedro Lisboa,Wellington Dias

    ResponderExcluir
  6. Professor Mauricio cruz

    Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.

    Este estudo tem origem na dificuldade apresentada por profissionais da área de Educação Física Escolar, tentando identificar nesta disciplina, objetivos claros e convincentes para a sociedade. Diante das várias tendências pedagógicas da Educação Física, encontramos profissionais desorientados em suas argumentações, comprovando assim, a lacuna existente na formação acadêmica, em especial na área pedagógico-humanista. A Educação Física cria um forte elo com a Filosofia, acreditando ser possível tornar-se uma área com viés mais reflexivo. Fugindo do conformismo a Educação Física poderá abandonar rótulos tradicionalistas e contribuir de forma significativa, intervindo com conhecimento de causa na formação do indivíduo como um todo.

    A Filosofia na Educação Física aborda o alem do corpo físico, também os valores que podemos observar por traz dos esportes, a ética esportiva, aprofunda sobre a reflexão do comportamento humano.
    O corpo do ser humano, além de trazer o respeito pelo esporte, pelos companheiros, e acima de tudo do corpo humano nunca deve ser usado como uma máquina.

    A educação física,através das suas muitas formas, jogos,desporto,danças e outras será realmente aceita como elemento intencional de educação,capaz de tornar o homem mais útil para si e para a sociedade.A educação deve estabelecer princípios para esse novo caminho ,estímulos em abundância para que juntos possamos construir um mundo melhor; só assim conseguiremos a aproximação entre os povos.

    Fernanda, Joao vitor, jayme, Hugo e Paulo victor

    ResponderExcluir

Caro amigo,

Seja bem-vindo! Este é um espaço destinado à reflexões diversas, de maneira especial de humanidades