domingo, 8 de novembro de 2009

Alunos do segundo período de Educação Física da Unipac Itabira

Caro amigo, neste tópico teremos comentários dos alunos que cursam o segundo período do Curso de Educação Física da UNIPAC- Unidade de Itabira. Esses alunos se basearão nas aulas de Filosofia da Educação, sobretudo nas discussões envolvendo a natureza da Filosofia, seu espírito questionador e a questão do conhecimento como elemento essencial do processo educativo. Para realizar os comentários, seguirão os seguintes critérios:

1- Tema: A relação entre Filosofia, conhecimento e educação no processo educativo e sua importância na formação do docente de Educação Física.

2- A turma se subdividirá em grupos de até cinco pessoas.

3 - As postagens devem conter no mínimo dez linhas e no máximo vinte.

4 - As postagens serão feitas até o dia 20 de novembro às 22 horas.

5 - As postagens feitas com o perfil anônimo conterão no corpo do texto os nomes dos respectivos alunos responsáveis.

8 comentários:

  1. A primeira impressão que temos quando escutamos falar de filosofia e até pelo vago conhecimento que temos, é que se trata de uma matéria que visa à religião e que desacredita e a critica todo tempo, mas isso devido a alguns docentes que levam as coisas para o lado pessoal e que lecionam a matéria sem ter qualquer conhecimento sobre a mesma. No momento que somos levados a buscar o que ela é por um docente que realmente possui um grande conhecimento e amor por ela, nossa primeira surpresa surge ao descobrirmos que a filosofia nos tem muito a ensinar e que corresponde de modo geral e ao conjunto de ideias, valores e práticas pelas quais uma sociedade aprende e compreende o mundo e a si mesmo. A filosofia nos ensina a procurar entender melhor o mundo em que vivemos, procurando respeitar cada pessoa no seu respectivo tempo, e a não aceitar nada de imediato, questionar sempre todas as situações e afirmações. Assim, construindo nosso conhecimento, somos capazes de aprender e ensinar, e passar adiante que os mesmos são dependentes um do outro para que o objetivo seja alcançado.
    Acreditamos que através da filosofia, somos capazes de construir o conhecimento junto aos discentes sem que sejamos passivos e buscando todos os dias o aprendizado. O profissional de educação física assim como outros docentes, também está envolvido na formação e na educação dos discentes, pois, como professores ou futuros professores devemos ensiná-los a questionar, a opinar, enfim, mostrar que se impondo diante da sociedade poderão mudar e construir um mundo melhor. É isso que a filosofia nos transmite.

    Alunos: Carla Fernandes, Leila Neves, Pedro Lisboa e Wellington Dias

    ResponderExcluir
  2. Filosofia e Educação Física corpo e mente se misturam


    Para muitos a filosofia não passa de uma questionada matéria, que
    não se implica ao conhecimento da raça humana. Mas não é bem assim, o método filosófico de exemplificar, e interpretar as questões deparadas do cotidiano, vem se tornando cada vez mais comum no sistema educativo.
    Para a educação física esse conteúdo se torna indispensável, pois antes de se iniciar uma preparação física é preciso acima de tudo criar uma boa percepção intelectual, para poder se desfrutar o Maximo seja nos treinos, ou em salas de aula, e ter uma boa resposta tanto psíquica como física, “antes de educar a teu corpo, educarei a tua mente”.
    O educador físico carrega consigo uma responsabilidade muito grande, tanto física como psíquica, pois o que comanda o seu corpo é sua mente hora “você é, o que você aprende”.
    Portanto a educação física e a filosofia estão todas no mesmo diretório, pois ambas se interagem o tempo todo, tanto na forma intelectual como na forma corporal, afim de um especifico sentido: o corpo.


    Alunos:Mateus Junio , Thiago Machado, Glauber, Julio

    ResponderExcluir
  3. Os primeiros filósofos gregos buscavam o conhecimento sobre a origem e a ordem do mundo, a chamada cosmologia, mais tarde, Aristóteles descreve o conhecimento como sendo formado e enriquecido por sete formas: a sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
    Já na idade media houve pouca evolução no conhecimento, já que os filósofos dessa época, influenciados pela igreja, e muitas vezes sendo religiosos, explicavam tudo como sendo vontade dos deuses, e quem questionasse essa forma de conhecimento era perseguido pela inquisição, como no caso de Giordano Bruno, que morreu queimado pela inquisição, e do Galileu Galilei que abjurou de suas idéias e teve que passar o resto da vida em prisão domiciliar.
    Hoje em dia o conhecimento se torna cada vez mais disponível, devido aos avanços tecnológicos, e ajudando os professores e educandos a aprender não somente em sala de aula, mais também através da internet por exemplo.
    Na área de Educação Física, precisamos da Filosofia, para não ficarmos somente na pratica esportiva, precisamos ter atividades práticas mas, não deixar de lado o pensar sobre o que se faz, usando o esporte como forma de educar os alunos, também levando-os a aprenderem a lidar com suas emoções, seu corpo, e com as outras pessoas através da socialização.

    Pois como diriam os gregos: "Mente sã, corpo são".

    Alunos: Gabriel de Assis, Victor Matheus, Maria Raimunda, Wesley.

    ResponderExcluir
  4. A educação física no Brasil , por muitos anos foi vista como um curso prático em que os alunos não eram bem conceituados dentro dos centros universitários. porém apartir dos anos 80 houve a necessidade de agregar o prático ao teórico para obter êxito sobre as mudanças que ocorreriam dentro do processo da diciplina. Contudo isso a valorização da saúde do corpo, eo melhor monitoramento dos profissionais que passaram a costruir o conhecimento do movimento, associado com a teoria que teve um papel importante na comunicação da eucação física no geral, vem a ser um dos fatores principais no contexto da evolução da disciplina no país.

    No entanto, a educação física tem o corpo humano como pivor, visto que à saúde e a preservação da vida, são componentes fundamentais dentro da diciplina.
    Logo, que o corpo e o ser humano possuem suas limitações , a relação entre os indivíduos em qualquer meio esportivo, traz grandes parcelas de contribuições para um melhor entrosamento entre esses 2 elementos que fazem parte da essência da educação física.

    Outro fator importante dentro da educação física , são as regras disciplinares ,essas regras impõem os limites do corpo e do ser humano, além de trazer o respeito pelo esporte, pelos companheiros, e acima de tudo do corpo humano que nunca deve ser usado como uma máquina.

    Portanto, o corpo humano possui suas limitações e por isso, deve ser tratado com respeito pelos profissionais, para que não ocorram traumas na saúde dos indivíduos praticantes de atividades físicas ou esportivas.

    ALUNOS: DOUGLAS VIEIRA, SERGIO LUIZ, LUCINEY FELIX, MARLOM MARTINS, RAFAEL MAURÍCIO, PAULO HENRIQUE.

    ResponderExcluir
  5. Nós dias de hoje a Educação Física é uma prática que está se igualando aos outros estudos dentro de uma instituição, os estudos de conhecimentos especificos e técnicos favorecem para que possamos ter embasamentos suficientes para atingir sucesso entre a sociedade.
    A Filosofía na Educação Física proporciona integralmente para que o profissional questione, no intuito de buscar formas corretas de aplicar seu conhecimento, sempre buscando aperfeiçoar os métodos aplicados e melhor entendimento dentro de um conceito político.
    No curso de Educação Física percebemos que o movimento do corpo em seus conteúdos e de grande importância, mas, entretanto as vezes não damos o valor adequado para a Filosofía dentro da profissão. Precisamos questionar, discutir formas corretas e defender metodologias próprias na aplicação dos trabalhos. So assim conseguiremos desenvolver profissionais com razão crítica e preparação suficiente para indagar e mudar um pensamento.Já dizia James Baldwin (escritor), "Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que se enfrente". Então caros colegas, vamos colocar a mão na massa.

    ALUNO: Gustavo Fernandes Costa

    ResponderExcluir
  6. A Filosofia , o conhecimento e a educação na formação do Educador físico.

    O mundo moderno e seus avançoa tecnologicos exigem cada vez mais uma formação de homem capaz de refletir e compreender o meio em que vive.
    Os principios da filosofia, do conhecimento e da educação estão diretamente ligados na formação e no desenvlvimento pessoal , intelectual e social do homem.
    A filosofia atraves de seus métodos questionadores, busca despertar no indivíduo atitudes e pensamentos críticos, tendo sempre como um de seus objetivos a construção do conhecimento.Conhecimento este,fundamentado pela consciência humana.Consciencia do homem enquanto sujeito objeto do conhecer.
    A educação possui um lugar de destaque na formação do homem, por criar oportunidades para a construção do conhecimento.Neste contexto, educar não é somente seguir e copiar modelos prontos, mas sim preparar o indivíduo para enfrentar e influenciar as transformações da sociedade.
    Portanto a relação entre filosofia, conhecimento e educação são pontos de extrema importancia nos processos educativos da atividade física e na formação do educador físico.
    Um docente pesquisador e crítico, segundo Freire(1996)"cria possibilidade para a produção e construção do conhecimento", e certamente irá provocar e motivar em seus educandos,a inquietação, a curiosidade e a criticidade,seja em uma quadra escolar, clube , academia, etc,preparando-os para serem agentes da transformação da sociedade.

    Cristina de Morais, Fabrìcio Coimbra, Luiz Gonzaga, Nilton Cezar, Patricia Lopes , Valéria Zanon.

    ResponderExcluir
  7. Quando pensamos em educação física, automaticamente lembramos; exercício físico, corpo e corpo. Mas temos condição de ir mais alem, tal como, conhecimento e educação no processo de educativo.
    Como fazer isso?
    Acabou de descobrir. Usando a filosofia, ou seja, procurando formas eficazes de como utilizar a filosofia a favor do saber, da diversidade de possíveis ações que podemos tomar para o conhecimento, auxiliando assim a educação no processo educacional, pois com a filosofia descobrimos que tudo esta inter relacionado, que uma coisa puxa a outra.
    Que um Educador físico não tem apenas a função de dar exercício físico dentro da escola tem também uma grande função de formar cidadãos.

    Grupo: Alex, Gilcelly, Gabriela, Jhonatan e jéssica.

    ResponderExcluir
  8. Na atualidade podemos dizer que, quando "falávamos" em, educação física, já vinha a cabeça de todos a imagem de exercícios, esportes, suor, etc. Porem com o surgimento da filosofia essa idéia toda de que educação física é só "corpo" foi se dissolvendo e hoje podemos dizer que "sim usamos muito o corpo" mais alem do corpo temos q exercitar também nosso intelecto.
    A filosofia nos ensinou que o professor de educação física tem q passar muito mais do que exercícios e atividades esportivas para os alunos,pois é ele um grande responsável pela formação de grandes pessoas.

    Fernanda, joao vitor, hugo, jaime e paulo vitor

    ResponderExcluir

Caro amigo,

Seja bem-vindo! Este é um espaço destinado à reflexões diversas, de maneira especial de humanidades